01 agosto 2017

"O Meu Mundo Não é Deste Reino" de João de Melo - 25 de Agosto às 21h00.


Sinopse

João de Melo apresenta-nos uma crónica dos prodígios que fazem a história de uma comunidade rural perdida algures nos Açores. Narrativa mítica, sem cronologia, que começa in illo tempore (em português arcaizante) e prossegue seguindo o fio das ocorrências fantásticas (a chuva dos noventa e nove dias, o dia em que os animais choraram, o dia em que se viu a outra face do sol, a morte e ressurreição de João Lázaro) e das vidas de personagens excessivos e arquetípicos (um padre venal, um regedor hercúleo e despótico, um curandeiro e um santo) que povoam um lugar perdido nas brumas do tempo, no outro lado da ilha, progressivamente devolvido à comunicação com o mundo.

8 comentários:

Manuel Nunes disse...

Ora vamos lá a este livro. Considero-o mais importante que "Gente Feliz com Lágrimas", explicarei depois porquê. Um manifesto surpreendente da "açorianidade" (ver Nemésio) povoado de todos os fantasmas e sobressaltos do nosso povo. A nossa colega Amélia, que se lembrou de escolher o autor (embora por outras vias), fará as despesas da noite. Ou seja, falará logo a abrir, o que, diga-se, é a forma mais nobre de participar no debate. Deixem-me rir: eu a perorar sobre estas coisas e há tanto sol lá fora. Ponto final.

Maria Amélia disse...

Obrigada pelo "protagonismo" concedido, embora não me sinta nada à vontade, com o autor, que conheço muito mal, e ainda menos com a obra, que não escolhi, mas que a leitura das primeiras páginas me deixou um tanto assustada. Não lido muito bem com realismos fantásticos, se é disso que se trata. Enfim, é cedo para "perorar" sobre o assunto, espero que afinal o livro corresponda às expetativas. Coisa que não aconteceu com Gente Feliz com Lágrimas, lido entrementes. Enfim, o problema deve ser meu...

Maria Amélia disse...

...E sim, o sol lá fora é mais importante que as minhas esquisitices!
Tenham todos um ótimo dia de sol!

Manuel Nunes disse...

Olha, Leitora, nem sabes no que estás metida. O escritor reescreveu a obra para a 8ª edição, de 2015. Se é este o livro que tens, congratulations. Se não é...

Custódia C. disse...

Como não vou estar na sessão de Agosto, não vou ler, porque não o tenho e porque aproveito para ler outros que tenho em espera...

Por isso espero que se manifestem por aqui ... que vou acompanhado a discussão se for o caso :)

Maria Amélia disse...

Boa armadilha, lançada, de boa mente ou nem por isso, por quem escolheu o livro. Isto, no caso de as diferentes edições, ou só essa última, diferirem substancialmente. Bem, era giro ter uma sessão nessas condições, no mínimo inesperadas. Entretanto, verifiquemos as respetivas edições...

Maria Amélia disse...

Pois. A minha edição (revisão) é de 1991...Círculo do Leitores, comprada no OLX. E, já agora, a respetiva leitura não me está a entusiasmar por aí além...

Ludovina disse...


Li a 7ª edição de O meu Reino não é deste Mundo, desconhecendo que o escritor tinha reescrito o texto.

Lá terei de comprar a 8ª edição!

Devo confessar que adorei o texto e considero-o melhor que Gente feliz com lágrimas, aliás, para mim, este é o melhor livro de João de Melo. A subversão do texto bíblico expresso no título, deixando claro o isolamento da(s) ilha(s); o facto de ser(em) esquecida(s) pelo mundo exterior; a atmosfera vivencial construida entre o principio e o fim dos tempos; a forma como o realismo mágico nos induz e ajuda a questionar a existência para além dos limites do possível,parece-me que coloca esta narrativa na rota da discussão da açorianidade. Um livro magnifico que diz desse "povo aflito".