22 setembro 2017

WILL YOU WALK INTO MY PARLOUR?

Uma das muitas referências literárias contidas em Adoecer, de Hélia Correia, é a do poema The Spider and the Fly, de Mary Howitt (1799-1888), sobre uma aranha que convida uma ingénua mosca a visitar a sua teia: «Will you walk into my parlour?» Exemplo do método usado pelos sedutores para atingirem os seus objectivos, a referência surge na parte da narrativa em que Lizzie permanecia “aprisionada” na teia de Chatham Place e Gabriel, por imperativos da  criação artística, partira para casa de William Bell Scott em Newcastle. «A aranha do poema é masculina», diz-se no texto de Hélia e vê-se na imagem.

3 comentários:

Bia disse...

Quando encontrei essa referência, lembrei-me de um conto do Mia Couto que, por ser um pouco extenso não incluo aqui. Postei na página da Comunidade.
Ao ser escrito pelo autor, não foi decerto a pensar na história de Lizzie e Rossetti, mas, quanto a mim, bem se lhe podia "colar".

Manuel Nunes disse...

«Já me vejo em palpos de mim», disse o pai aranha. Gosto mais da aranha da Mary Howitt, embora seja perversa. Não confundir com Anna Mary Howitt, filha daquela. Para me orientar neste quadro pletórico de nomes que é "Adoecer", só de papel e lápis, a anotar tudo.

Custódia C. disse...

Cheguei rapidamente a uma conclusão: "Adoecer" é um romance para quem tenha tempo de qualidade para o ler. Ou então ...sufoca-se! Foi isso que me aconteceu na leitura ....
E sim imprescindível ter papel e lápis à beira, enquanto se lê ...